O projecto IÁ-IÁ – Informar – Agir – Investir – Alterar iniciou-se a 05/01/2015 e será concluído a 04/01/2016. Está a ser implementado no distrito de Setúbal, concretamente nos concelhos de Almada e da Moita. Com este projecto a UMAR pretende executar várias medidas do III Programa de Acção para a Prevenção e Eliminação da Mutilação Genital Feminina (III PAPEMGF) 2014-2017.
O Movimento Musqueba é uma Associação, sem fins lucrativos, constituída por mulheres da Guiné-Bissau e formada em 2011 (contudo legalmente criada, enquanto Associação, em 2014), no âmbito da Incubadora Social da I Edição da Academia Ubuntu (Projeto de formação em liderança promovido pelo IPAV – Instituto Padre António Vieira e pela Fundação Gulbenkian).
Publicações sobre Mutilação Genital
Na prossecução da sua missão, a P&D Factor desenvolve iniciativas e parcerias de cooperação, investigação, informação, sensibilização, comunicação e acção junto e com entidades congéneres, público em geral e entidades e agentes de decisão técnica e política de âmbito nacional, regional e internacional.
A igualdade entre mulheres e homens é um princípio fundamental da Constituição da República Portuguesa, sendo tarefa fundamental do Estado a sua promoção. A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) é o organismo nacional responsável pela promoção e defesa desse princípio, procurando responder às profundas alterações sociais e políticas da sociedade em matéria de cidadania e igualdade de género.
A Associação para o Planeamento da Família (APF) foi fundada em 1967 e tem como missão ajudar as pessoas a fazerem escolhas livres e conscientes na sua vida sexual e reprodutiva e promover a parentalidade positiva.
A AJPAS – Associação de Intervenção Comunitária, Desenvolvimento Social e de Saúde, com Estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, inscrita no Livro n.º 1 das IPSS com fins de saúde, em 26 de Novembro de 1998, fundada a 18 de Junho de 1993, data da sua primeira Assembleia Geral. Reconhecida como Instituição de Utilidade Pública, pela Câmara Municipal da Amadora em 28 de Abril de 1999, publicada em Diário da República em 6 de Setembro de 2000, e como Associação de Imigrantes, pelo ACIME (atual ACM), em 10 de Janeiro de 2002. Sedeada na Amadora, desenvolve a sua atividade nas áreas da Saúde Pública e do Apoio Social.